A gestão de dados é indispensável para que uma empresa seja eficiente e alcance resultados satisfatórios. Afinal, é por meio dela que você consegue analisar os processos e identificar os pontos de melhoria necessários para otimizar o trabalho. Além disso, ela também ajuda gestores a tomarem decisões cada vez mais acertadas para o negócio.
Quer saber um pouco mais sobre a gestão de dados e como ela se relaciona com o gerenciamento de uma frota? Continue a leitura e amplie seus conhecimentos sobre o tema agora mesmo!
O que é gestão de dados?
A gestão de dados consiste na identificação, na captura, no armazenamento, no processamento, no acesso, no uso e na manipulação dos dados para o negócio. Em outras palavras, ela nada mais é do que a administração da fonte de informações que são usadas no dia a dia de uma empresa — seja de forma rotineira, seja para obter alguma vantagem estratégica.
Basicamente, é a gestão de dados que torna a gestão da informação possível. Com as duas áreas fluindo de forma eficiente, colaboradores e gestores conseguem realizar desde as tarefas mais simples até as mais complexas, como a tomada de decisões.
Como ela se aplica à gestão de frotas?
Com a gestão de dados, a administração da frota fica mais eficiente e acertada. Por meio dela, consegue-se identificar falhas, realizar análises preditivas, fazer previsão de demanda e outras questões importantes que ajudam a levar a empresa a resultados cada vez melhores.
Em outras palavras, gestores e analistas podem monitorar de perto informações e indicadores como:
- consumo de combustível por veículo e por motorista;
- nível de serviço da frota em relação às demandas atendidas;
- custo total da operação;
- custo por cliente.
A partir daí, fica mais fácil identificar quais aspectos precisam de melhorias, quais têm os maiores gargalos, e até mesmo onde estão os pontos fortes (que podem ser mais bem explorados, a fim de aprimorar o desempenho dos negócios).
Além disso, também não podemos deixar de citar a segurança que o gestor de frotas tem para aplicar as mudanças necessárias. Com o devido conhecimento, ele pode fazer alterações sem correr o risco de prejudicar a qualidade dos serviços prestados — o que é muito comum quando falamos de reduzir os custos operacionais, por exemplo.
Em suma, a gestão de dados pode contribuir para que se tenha mais controle sobre a frota e tudo que acontece com ela, desde os aspectos mais operacionais (como o consumo de combustível) até os mais estratégicos (como o planejamento de rotas).
Qual é a importância do controle adequado dessas informações?
Do ponto de vista da gestão da informação, o dado é onde tudo começa. Basicamente, o conjunto deles é transformado em informação, que, se bem trabalhada, vira conhecimento para o negócio.
Dessa forma, é possível entender como uma gestão de dados eficaz pode fazer toda a diferença para os resultados que a empresa alcança. Nos próximos tópicos, vamos falar mais sobre as vantagens que ela proporciona.
Acompanhamento de indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs, são uma excelente ferramenta de gestão. Com eles, consegue-se analisar, de forma objetiva, o desempenho dos mais variados processos.
A partir daí, eles norteiam o gestor nos processos decisórios, seja para corrigir, seja para otimizar os fluxos de trabalho em toda a empresa.
Planos de ação mais eficazes
Com informações relevantes acerca dos processos, os gestores podem definir planos de ação ainda mais condizentes com a realidade e as necessidades do negócio. Os planos de ação passam a ser mais bem direcionados e, consequentemente, mais eficazes.
Monitoramento das mudanças
Além de ajudar a entender o desempenho dos processos, os dados utilizados para construir os KPIs também servem de termômetro para avaliar a eficácia das mudanças implementadas ao longo do tempo.
Como consequência, consegue-se realizar mais testes para entender quais ações funcionam melhor para a operação e quais podem ser descartadas. Isso, aliado a um bom benchmarking (identificação das melhores práticas do mercado), pode gerar um grande potencial de melhorar os resultados.
Decisões mais acertadas
Decisões baseadas em fatos têm chances maiores de serem bem-sucedidas. Isso é exatamente o que ocorre quando se investe em uma boa gestão de dados.
O gestor passa a ter uma base bem mais sólida, centralizada e confiável para orientar suas decisões, o que é mais fácil do que quando se tem informações espalhadas e sem qualquer tipo de integração.
Conhecimento sobre o negócio
Como dissemos, dados geram informações que, por sua vez, podem ser transformadas em conhecimento. Sendo assim, é por meio deles que os gestores passam a entender cada vez mais a operação e até mesmo como os negócios reagem às mudanças de mercado, por exemplo.
Uma das grandes vantagens disso, além das tomadas de decisão adequadas, é identificar quais oportunidades devem ser aproveitadas — bem como os pontos de atenção que devem ser acompanhados e mitigados.
Ao criar uma estratégia eficaz, pode-se transformar a empresa e torná-la ainda mais competitiva no mercado, até mesmo saindo na frente dos concorrentes com a carteira de clientes.
Com isso, vale a pena reforçar que a gestão de dados é muito importante para controlar o ambiente interno, mas ela também pode ser muito útil na hora de monitorar o mercado e os principais players que atuam nele — deixando a administração ainda mais forte e com boas perspectivas.
Viu só como a gestão de dados tem um papel de suma importância para os negócios? Não deixe de apostar nela como uma grande aliada da sua administração. Se necessário, invista em tecnologia, já que ela ajuda a capturar, analisar, armazenar, acessar e processar as informações que são geradas com a rotina — soluções de big data, um sistema de gestão e business intelligence são ótimos exemplos disso.
Este artigo foi útil para esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto? Quer continuar acompanhando outros conteúdos como ele? Então, assine a nossa newsletter e receba as publicações do blog diretamente em seu e-mail!