Existe uma série de equipamentos para posto de combustível que são indispensáveis para as suas operações. Seja para atrair mais clientes, seja para atendê-los com mais comodidade, investir em melhorias é fundamental para o seu negócio.
Neste artigo, mostramos algumas opções de equipamentos e por que é tão importante ficar por dentro desse assunto. Quer saber um pouco mais sobre isso? Então, continue conosco e confira a seguir!
A importância de saber mais sobre os equipamentos do posto
Antes de tudo, podemos falar da importância de se manter por dentro do que todo posto de combustível deve conter e da de saber sobre a legislação que envolve esse tipo de produto nos estabelecimentos.
Além disso, também é fundamental ficar por dentro das atualizações do mercado e adotar o que há de melhor, focando em oferecer ainda mais comodidade e praticidade para os clientes — cada vez mais exigentes.
9 equipamentos para posto de combustível que não podem faltar
Há uma série de equipamentos para posto de combustível que ajudam a otimizar a rotina. Alguns deles são obrigatórios para as operações funcionarem adequadamente, enquanto outros podem ser encarados como investimentos.
Nesse segundo caso, estamos falando de oferecer serviços para deixar o trabalho ainda mais completo e atender os clientes com qualidade — aumentando as chances de eles ficarem mais satisfeitos e serem fidelizados.
Nos tópicos a seguir, mostramos uma lista com 9 equipamentos que vão fazer toda a diferença para o seu negócio, sendo eles mandatórios ou não. Veja quais são e como eles podem ajudar a melhorar a rotina!
1. Tanque de parede dupla
O tanque de parede dupla foi desenvolvido com o objetivo de oferecer mais segurança caso o combustível chegue a vazar. Como o nome sugere, trata-se de um tanque dentro do outro, ambos feitos com materiais reforçados.
2. Descarga selada
Esse equipamento tem como objetivo evitar que o combustível derrame no momento em que os caminhões forem descarregados no posto.
3. Válvula de retenção
A válvula de retenção é instalada junto ao filtro prensa ou à bomba de abastecimento. A ideia é fazer com que o combustível escoe para o tanque em caso de rompimento da tubulação. Essa é uma das maneiras de evitar a contaminação ambiental (tanto do solo quanto da água).
4. Sistema de monitoramento
Já o sistema de monitoramento é instalado nos tanques, na boca de visita. Ele também é utilizado a fim de conter qualquer tipo de vazamento que surja na tubulação.
5. Canaleta de contenção
As canaletas têm como objetivo evitar que o combustível vaze ou transborde durante o abastecimento dos veículos. Assim como nos casos anteriores, é um mecanismo que ajuda a evitar contaminação do solo ou da rede pluvial.
6. Calibrador
Por que não transformar o seu posto de combustível em um lugar que traz ainda mais conveniência para os clientes? Você pode pensar e implementar uma espécie de central de serviços, que oferece atividades distintas para cuidados com os carros.
Uma boa ideia é o investimento em um calibrador de pneus com moeda. Nesse caso, os motoristas podem utilizar o serviço, mantendo o cuidado adequado, ao mesmo tempo em que amplia o faturamento do seu negócio.
Vale lembrar da importância de optar por um produto devidamente certificado e aferido, visando garantir qualidade e segurança para os clientes.
7. Medição de tanque
O que acha de investir em um equipamento medidor de tanque? Ele faz o trabalho de forma totalmente automática e ajuda bastante o trabalho do gestor de controlar o volume de combustível no dia a dia, tudo por meio de sensores que são instalados na parte de dentro do tanque. Com ele, é possível otimizar diversas rotinas como:
- acompanhar informações a respeito do volume de combustível disponível dentro do tanque;
- verificar a altura em que o combustível se encontra, de maneira automática;
- acompanhar e verificar a temperatura;
- monitorar o volume das vendas realizadas em determinado período.
O equipamento de medição de tanque proporciona outros benefícios para o gestor, uma vez que proporciona uma segurança maior para os colaboradores, inibe o roubo de combustível, permite identificar vazamentos e ainda torna a logística mais otimizada — uma vez que permite acionar os fornecedores com mais eficácia.
8. Aspirador
Essa é mais uma opção de oferecer comodidade para os clientes. Um aspirador com moedas se enquadra no chamado “serviço self-service”, assim como o calibrador com moedas.
Nesse caso, o próprio cliente é responsável por realizar a aspiração na parte interna do carro, de forma rápida e por um excelente custo-benefício. Além de proporcionar mais autonomia para os motoristas, essa é uma forma de deixar os colaboradores liberados para realizar outras tarefas mais relevantes.
9. Concentrador de bombas
Também não podemos deixar de citar o concentrador de bombas. Por meio dele, é possível coletar informações nesses equipamentos e integrá-las a um sistema de gestão específico para postos de gasolina.
Nesse caso, estamos falando de deixar o negócio ainda mais automatizado, o que faz toda diferença no dia a dia. Aqui, a ideia é otimizar a comunicação no que diz respeito aos recursos utilizados, já que as bombas ficam interligadas e compartilham as informações.
Isso ajuda a garantir que a rotina se torne mais confiável, além de facilitar o controle das vendas — tanto por parte dos frentistas quanto por parte dos clientes que têm contrato fechado com o posto, como é o caso de empresas com frota própria.
Esses são apenas alguns dos equipamentos para posto de gasolina que podem fazer toda diferença na rotina do seu negócio. Manter-se atualizado a respeito das novidades do mercado e da legislação vigente é fundamental para garantir o bom andamento das atividades, além de aumentar as chances de ter resultados melhores — sem contar na possibilidade de atrair e fidelizar mais clientes.
O que achou desta lista? Quer conhecer ainda melhor as opções de equipamento para o seu posto? Então, aproveite e confira os produtos que a EXCELbr têm disponíveis no portfólio!