A logística 4.0 serve como um ponto de virada para a indústria
A princípio, a logística 4.0 tem como principal ideia a aplicação de vários recursos tecnológicos para otimizar os processos logísticos como por exemplo: Centros de distribuição, processos robotizados, automatizados e inteligentes, etc. Saiba mais detalhes no nosso artigo.
As eras da Logística
Antes de tudo, é importante falar que a evolução da logística está ligada diretamente com a evolução da indústria. Sem a Indústria 4.0 não existiria a Logística 4.0. Agora, confira um resumo da evolução da logística.
- Focado na economia agrária e tendo a transição do campo para o mercado, a Logística 0 ocorreu de 1900 à 1940;
- Durante o período das guerras, a logística focou na produção em massa de armas, tanques e outros recursos, tendo o desempenho funcional, aí marcou-se a Logística 1.0 entre 1940 à 1960;
- A Logística 2.0 teve a filosofia da integração interna de processos durante 1960 à 1970;
- Tendo o cliente como o principal foco, a Logística 3.0 buscou eficiência durante a década de 70 e 80;
- O período do Supply Chain, da integração de processos e da tecnologia focando em tornar a logística como um diferencial de negócio marcam a Logística 4.0.
O que é a logística 4.0?
Em primeiro lugar, o conceito de Logística 4.0 se baseia no uso de sistemas, equipamentos e plataformas avançadas que controlam todos os processos em uma empresa. Um dos pilares da logística 4.0 é a rápida comunicação, seja entre clientes e fornecedores ou entre a central e os motoristas. Uma das principais vantagens da implantação da logística 4.0 é a redução dos custos operacionais, devido a uma série de medidas, como a otimização de processos e roteirização dos trajetos. O foco é usar a tecnologia como a maior aliada do crescimento organizacional.
De maneira geral, podemos dizer que isso se torna possível graças ao uso de diversas soluções. Entre as principais:
- Big Data;
- Inteligência artificial;
- Machine learning;
- IoT (internet das coisas)
- Cloud Computing
- Digital twin
A princípio, a Logística 4.0 tem como premissa o uso de equipamentos tecnológicos que aumentam a produtividade. Só para exemplificar, temos a solução de abastecimento automatizado para frotas, contêineres, veículos, etc. Isso tudo faz com que a empresa tenha o seu ecossistema operacional moderno e otimizado. Com o avanço da tecnologia, dos sietmas de produção e da cadeia de suprimentos, foca-se no cliente e suas demandas. Como resultado, a produção de bens personalizados e a fabricação em um curto período de tempo.
Logo, diminui-se o consumo de matéria-prima e produtos acabados e aumenta a agilidade dos processos, otimizando os processos de entregas.
3 benefícios da Logística 4.0
- Redução de Custos: Alcança isso com a otimização do transporte e também a desburocratização dos processos.
- Análise de Dados: Investir em tecnologia de ponta auxilia a potencializar os resultados à medida que se utiliza sistemas inteligentes para realizar as análises. Isso gera insights para a criação de melhores estratégias e otimização dos processos.
- Qualidade dos serviços prestados: com a modernização dos processos, consegue-se perceber um ganho de qualidade nos serviços prestados, que se traduz no aumento da satisfação dos clientes.
Vantagens da logística 4.0 aplicada à gestão de frotas
Primeiramente, a logística 4.0 tem como característica a eficiência da análise de dados referentes aos processos da empresa, possibilitando identificar erros e alterá-los de forma rápida. Por consequência, impacta positivamente em setores mais problemáticos com uma solução de automatização. Abaixo listamos alguns benefícios da logística 4.0 na gestão de frotas.
Tudo conectado:
Redução de custos: com a implementação da logística 4.0, é possível gerar economia e evitar prejuízos com o controle mais preciso do estoque, bem como a otimização de processos e roteirização dos trajetos. Além disso, um bom sistema de controle de combustível também é uma ótima maneira de economizar e tornar-se competitivo no mercado.
Roteirização de Trajetos: com as rotas planejadas, é possível reduzir a distância percorrida, diminuindo tempo da viagem e por consequência o consumo de combustível e pneus.
GTFrota Connect: a solução ideal para abastecimento de frota e comboio
Você que possui um posto interno de abastecimento ou é um gestor de frotas, conheça a melhor solução em gerenciamento e abastecimento de frota, desde a chegada do combustível na empresa até o consumo final pelos veículos.
De antemão, sua empresa terá acesso as principais informações de como, por quem, quando e onde o combustível está sendo usado. Este sistema é composto por:
- Software avançado;
- Equipamentos e sensores especiais instalados nos veículos, nas bombas, nas pistas de abastecimento e nos tanques de armazenagem de combustível;
- Através dele, é possível controlar todos os veículos reabastecidos;
- Coletar informações enquanto gerencia o funcionamento das bombas na pista de abastecimento.
Em suma, o GTFrota Connect é um sistema integrado que oferece relatórios precisos sobre os veículos abastecidos, horário, quantidade de combustível e muitas outras informações e dados sobre o abastecimento de sua frota. Além disso, sua empresa terá acesso a todas essas informações em tempo real de qualquer computador na plataforma web/mobile GTFrota. Confira alguns dos benefícios da nossa solução:
- Facilidade na gestão dos Veículos da Frota, Funcionários, Estoque de Combustível e no abastecimento remoto;
- Gerencie sua Frota em um único lugar através da Plataforma GTFrota ou do seu Sistema ERP;
- Acesso rápido às principais informações e dados da sua frota em qualquer computador;
- Evite desperdícios e desvios de combustível durante o abastecimento da sua Frota.