Com um bom medidor de combustível os postos e outros estabelecimentos que lidam com esse tipo de recurso podem se beneficiar de ter mais controle, economia, segurança e precisão para a sua gestão.
Agora, para fortalecer a sua atuação mercadológica, uma nova medida tem se mostrado relevante para os gestores — e também para o consumidor final. Trata-se do consulta postos ANP. Por meio dele é possível analisar em bases diárias o preço dos combustíveis nos postos.
Além disso, é importante para os gestores ficarem de olho nas práticas do mercado — especialmente em uma época na qual tem-se discutido cada vez mais a possibilidade de comercializar combustíveis diretamente entre as usinas e os postos de combustíveis.
Vamos ver, então, o quanto a consulta postos ANP pode favorecer o mercado como um todo e o que mais esse sistema da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis pode fazer pela sua empresa? Confira, aqui!
O que é o consulta postos ANP?
O modelo permite que o usuário acesse os dados cadastrais do sistema e avalie a situação dos revendedores varejistas de combustíveis.
Com base nisso é possível que o consumidor final tome decisões mais certeiras e também ajuda a restringir as práticas abusivas do mercado entre os próprios empreendedores.
Em um espectro mais amplo, podemos avaliar que o medidor de combustível ajuda o gestor a tomar decisões mais assertivas para o desenvolvimento do seu negócio. Somado ao consulta postos ANP, a tecnologia contribui com mais economia (menos desperdícios e prejuízos) e total controle do melhor momento para negociar novamente com os fornecedores.
Assim, em um cenário de alta do combustível, por exemplo, você pode saber antecipadamente o melhor momento para solicitar mais ou segurar os preços praticados na bomba, enquanto a sua concorrência já oscilou os seus preços.
Para saber mais a respeito do consulta postos ANP, acesse o site aqui!
Vale destacar, também, que esse sistema é usado para outros fins. Um bom exemplo — e fundamental para abrir um novo posto de combustível, é a emissão do Certificado de Posto Revendedor, bem como a verificação de autenticidade dos mesmos.
O que é o certificado de Posto Revendedor da ANP?
Todo tipo de empreendimento no Brasil responde a uma série de exigências fiscais e legislações que garantem conformidade aos processos e serviços oferecidos, bem como segurança aos envolvidos.
No caso dos postos de combustíveis, por exemplo, existe ainda a necessidade de buscar meios legais de preservação do meio ambiente e também dos colaboradores. É aí que uma boa medida de combustível permite que o processo seja monitorado à distância, em tempo real e com precisão por meio da tecnologia.
Só que, complementarmente, exige-se dos empreendedores o Certificado de Posto Revendedor da ANP, um dos mais importantes documentos para a abertura e regularização do estabelecimento comercial.
Ou seja: é um instrumento obrigatório para o empreendedor e que pode acarretar em pesadas multas se o mesmo não estiver em dia com essa documentação. Por outro lado, quando o Certificado de Posto Revendedor da ANP for emitido, o empreendimento pode realizar as suas atividades legalmente de revenda de combustíveis.
Como tirar o Certificado da ANP?
Se destacamos a importância do certificado e também o impacto do consulta postos ANP nesse processo, é importante saber o caminho para tirá-lo ou, ainda, checar se o seu estabelecimento está em dia com as suas obrigações legais.
Nesse ponto, vale a pena entender tudo a respeito da certificação e como você e o empreendedor de primeira viagem podem aprender sobre o seu funcionamento!
Cadastre-se
No link para o site da ANP, que disponibilizamos anteriormente, você pode acessá-lo e iniciar o seu cadastro. Para isso, basta clicar em “Cadastrar Novo Usuário”. Para isso, tenha em mente a necessidade de um e-mail válido e procure autenticar o seu acesso com um certificado digital.
Solicite autorização
Após acessado o sistema, você deve escolher pela opção que melhor atenda às suas necessidades, entre:
- atualização cadastral;
- nova autorização.
Para quem já tem o certificado — e, talvez, identificou a necessidade de atualizá-lo por meio do consulta postos ANP —, a primeira opção se faz mais importante. Para quem teve o seu certificado revogado, por algum motivo, ou está em processo de abertura de empresa, uma nova autorização deve ser solicitada.
Documentação
Além do preenchimento de uma ficha, o site onde você usa o consulta postos ANP também solicita alguns documentos, como:
- CNPJ e a Inscrição estadual;
- alvará de funcionamento da prefeitura (ou uma permissão que comprove sua regularidade);
- licença de operação ou similar;
- certificado de funcionamento (aquele emitido pelo Corpo de Bombeiros).
Com passar do tempo, outros documentos podem ser solicitados, como a ausência de débitos no CADIN. Vale ter em mente isso para evitar qualquer delonga no processo de emissão do certificado.
Como manter-se em dia com as regulamentações?
Além de um olhar mais atento ao consulta postos ANP, você pode manter-se em dia com as regulamentações do setor por meio de algumas práticas importantes no dia a dia. A seguir, destacamos as principais:
- emitir todas as notas fiscais relativas aos serviços prestados;
- os preços devem estar sempre dispostos em uma área de fácil visualização ou acesso do consumidor — e com nada que obstrua a visão ou iluda o cliente;
- a origem dos produtos deve estar bem indicada, bem como as informações comerciais da sua distribuidora;
- a identificação de qualquer aditivo aplicado aos produtos;
- a atualização periódica dos certificados, bem como as aferições realizadas pelo medidor de combustível.
Nesse último ponto, vale lembrar a segurança, precisão e agilidade promovidos pelo medidor de combustível automático. Uma solução digital que ajuda a manter o seu negócio em dia e em conformidade com as exigências legais, além de agregar uma série de benefícios para o seu estabelecimento comercial.
Gostou do conteúdo sobre o consulta postos ANP? Quer saber de outras dicas para qualificar a gestão do seu posto de combustíveis? Então, curta a nossa página no Facebook e siga-nos no YouTube para ficar por dentro, em primeira mão, de todas as nossas novidades!