Controlar de perto o consumo de combustível de sua frota faz com que seu processo tenha mais segurança e sua gestão seja assertiva proporcionando assim um serviço ágil, aumentando o tempo de operação de seus veículos, e imune a imprevistos.
Afinal de contas, estamos falando de um recurso dispendioso e que, se usado de maneira inconsequente, pode acarretar custos elevados para a manutenção da empresa o que, consequentemente, constitui-se em uma lucratividade menor.
Vamos ver, então, como a tecnologia pode ser fundamental para a observação e o monitoramento do consumo de combustível de frota? Além disso, reunimos outras dicas sobre o assunto. Confira!
Oriente os motoristas sobre o consumo de combustível
Por imprudência, inabilidade no manuseio do veículo, desvios ou roubos de combustível e até mesmo por conta de desvios não previstos na rota, os motoristas se tornam responsáveis pelo consumo de combustível.
É aí que entra o papel qualificado da sua gestão para garantir que eles tenham um treinamento periódico, bem como as suas performances devidamente monitoradas com o auxílio de sistemas de gestão.
Dessa maneira, fica mais fácil identificar onde está ocorrendo um maior consumo de combustível de frota — e quais são os principais motivos para isso. Caso o erro humano esteja entre as causas, você consegue contornar o problema e, em curto prazo, melhorar consideravelmente a lucratividade da empresa.
Melhore e planeje as rotas realizadas pela sua frota
Outra dica interessante para ter um desempenho melhor no consumo de combustível de frota: o planejamento de rotas. Por meio desse trabalho analítico e estratégico, avalie os percursos mais realizados, por cada veículo, contribuindo com o mapeamento mais eficaz para a sua frota.
Consequentemente, o consumo de combustível é menor e o fluxo de trabalho pode ser continuamente melhorado — seja para os trabalhos previstos ou mesmo para encaixes emergenciais que estejam no itinerário de algum motorista.
Invista mais em manutenção preventiva
Faça um cálculo mental rápido: quantas vezes você já se viu diante de imprevistos ocasionados por alguma falha mecânica ou elétrica nos seus veículos?
Se o resultado assustou você de imediato, é hora de considerar o uso da manutenção preventiva não só para reduzir o consumo de combustível da frota, mas para minimizar todo tipo de prejuízo que você pode estar acumulando inadvertidamente.
Por sua vez, a manutenção preventiva coloca toda a sua frota sob um contínuo diagnóstico, permitindo a prevenção desses imprevistos com a substituição de peças próximas do prazo máximo (ou recomendado pelo fabricante) de uso, ou com ajustes pontuais para conferir sempre a melhor performance dos veículos.
E, como você deve saber, desempenhos regulares para a frota configuram-se em uma redução significativa no consumo de combustível.
Estenda os cuidados também com os pneus de sua frota
Lembre-se de checar regularmente a situação dos pneus. Do contrário, é possível que você esteja aumentando o consumo de combustível de frota com algo desnecessário e custoso para a sua empresa.
E sabe por quê? Uma questão tão simples quanto a calibragem dos pneus já é indício de aumento do consumo de combustível. Especula-se que você pode economizar até 3% do custo com esse recurso ao manter os pneus sempre em ordem.
Agora, some isso a todos os seus veículos. Conta simples, e você já vai perceber o quanto isso impacta na renda mensal do seu empreendimento.
Até por isso, convém monitorar periodicamente a calibragem e a pressão dos pneus — pode ser semanalmente ou de acordo com a quilometragem rodada diariamente. Para isso, fique de olho nos melhores calibradores de pneus do mercado, e obtenha um excelente retorno com esse investimento.
Avalie o peso para reduzir o consumo de combustível de frota
Dica relevante: não exceda o limite de peso dos seus veículos e, tampouco, force-os constantemente. Isso afeta o desempenho e pode acelerar o desgaste das peças, o que se traduz em mais custos com manutenções e possíveis paradas imprevistas dos veículos.
Vale destacar que essa medida não cabe apenas ao gestor, mas aos motoristas também. Se a fiscalização é um hábito absorvido por todos, as chances de ter uma rotina livre de problemas é ainda maior. Assim como os benefícios disso podem ser compartilhados por todos.
Faça um controle de quilometragem da sua frota
Complementarmente às dicas anteriores, o controle de quilometragem ajuda a diagnosticar quais veículos estão rodando mais do que os outros. E, assim, você consegue estabelecer um rodízio para que todos transitem na mesma média, evitando desgastes precoces e garantindo mais uniformidade ao processo.
Para o consumo de combustível, isso é evidente porque os veículos vão ser menos exigidos individualmente e obterão um desempenho médio. Soma-se a isso o seu trabalho de manutenção preventiva e vai ser fácil planejar as paradas de cada veículo para a realização do serviço, sem que isso impacte na produtividade da empresa.
Invista em tecnologias de auxílio à sua frota
Por fim, é importante identificar quais softwares de gestão têm tudo a ver com as características da sua empresa — ou que podem ser personalizados para garantir total alinhamento com as suas expectativas.
Tudo porque, como vimos, as análises das métricas aqui citadas podem ser potencialmente melhoradas com a automatização desses processos — algo que essas soluções tecnológicas conseguem providenciar.
Para ter mais precisão na sua tomada de decisão, por exemplo, é recomendado esse tipo de investimento. Assim, você ganha mais do que boas ações estratégicas para reduzir o consumo de combustível da frota: adquire um aliado de peso para garantir excelência aos serviços prestados pela sua empresa.
E é nesse último aspecto que gostaríamos de encerrar este artigo: fazendo um convite. Acesse o nosso site e fique por dentro de tudo sobre a nossa solução GTFrota — um produto inovador que vai facilitar todo o controle de abastecimento da sua frota!